III Seminário Internacional sobre Contoterapia e Storytelling – Abril 2017

Sintra

III Seminário Internacional sobre Contoterapia e Storytelling - Abril 2017

 4-8 de abril de 2017


„Se as histórias vierem ter contigo, toma conta delas. E aprende a passá-las quando forem precisas. Às vezes uma pessoa precisa de uma história mais do que comida para ficar viva.”

Barry Lope

De 4 a 8 de abril de 2017 a encantadora Vila de Sintra recebeu a terceira edição do Seminário Internacional sobre Contoterapia e Storytelling. Foi mais uma oportunidade de juntar especialistas, académicos, terapeutas, contadores de histórias e outros entusiastas de contos e de storytelling e do seu potencial terapêutico e curador.

Foram cinco dias muito especiais, com participantes de todo o mundo, muitas partilhas e muitas histórias num ambiente encantador e cheio de magia.

No jantar de Gala os nossos participantes foram surpreendidos  em encontrar a imagem de Andersen nas garrafas do vinho servido durante os Jantares, cortesia das Vinhas de Cortes de Cima. Este vinho premiado, produzido em homenagem a Hans Christian Andersen é feito exclusivamente da casta Syrah.

Tal como nos anos anteriores o evento contou com o apoio institucional da Câmara Municipal de Sintra, Instituto de Estudos da Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa e do Centro Nacional da Cultura.

ATÉ PARA O ANO!

O Resumo do Primeiro Seminário encontra-se disponível aqui:

Seminário Sintra 2015

O Resumo do Segundo Seminário encontra-se disponível aqui:

Sintra Seminar 2016


Oradores do Pré-Seminário

Olga Lipadatova é uma Supervisora Certificada e Membro Docente da Associação Canadiana de Terapia Sandplay e da Sociedade Internacional de Terapia Sandplay. Olga tem o Mestrado em História Antiga pela Universidade Estatal de Moscovo e Mestrado em Terapia pelas Artes criativas, Arteterapia pela Universidade de Concordia, Montreal, Quebec. Recebeu uma bolsa Federal de investigação para a sua investigação de Doutoramento pela Universidade de Concordia focada na Terapia Sandplay. Fez o trabalho com a participação de 6 imigrantes que lhe contaram as suas histórias através do processo da Terapia Sandplay. Desde 2003 Olga trabalhou no âmbito da Saúde Mental e organizações comunitárias, bem como no consultório particular como psicoterapeuta, arteterapeuta e conselheira. Durante uns anos foi membro do Conselho e atualmente Presidente da Associação Canadiana de Terapia Sandplay. Olga é professora e supervisora em Arteterapia e Terapia Sandplay no Canadá e na Rússia. Desde 2014 Olga trabalha como psicoterapeuta no consultório particular em Guelph, Ontário. Olga promove o storytelling através da arte e expressão Sandplay como sendo o método que ajuda a mudança individual e social na vida. Mais informações: Arttherapy Olipa

Shai Karta Schwartz originalmente do teatro profissional e storytelling. Shai estudou dinâmica de grupo, educação, terapia pelas artes performativas (dramaterapia, contoterapia e arteterapia), psicodrama, Focusing e Gestalt e começou a integrar storytelling e role play em modelos de intervenção em diálogo e terapia. Durante os últimos 18 anos, além da sua prática em Israel, tem cooperado com Sheila Melzak do Centro Baobab para Jovens Sobreviventes Exilados em Londres, no trabalho terapêutico com jovens refugiados. Em Israel, além do seu consultório, trabalha em terapia de grupo com Etíopes HIV positivos e ensina o curso em Storytelling, Drama e Marionetas como ferramentas em Terapia e Educação.

Josie Felce é contadora de histórias profissional desde 1995. Nos anos 80 passou 5 anos a gerir o seu próprio teatro de marionetas, que apresentava nos antigos castelos de Gwynedd, Wales. Proporcionou oficinas de marionetas em escolas focadas na descoberta da cultura africana e das histórias galesas. Agora com sede localizada a oeste do Reino Unido, tem contado histórias nas escolas de Gloucestershire, Wiltshire, Somerset, Cornwall e País de Gales, bem como em Barcelona e Costa Rica. Em 2012 publicou o livro “Storytelling for Life” (Floris) que apresenta várias maneiras de contar histórias, a sua experiência pessoal pelo Storytelling, a forma como o currículo Steiner usa histórias para o desenvolvimento das crianças, a importância de histórias e muito mais. É apaixonada pelo poder da cura das histórias. Toca harpa de alavanca e faz o seu uso nas sessões de Storytelling.

ORADORES do SEMINÁRIO 

Katia Leonardo usa todas as artes para partilhar os seus conhecimentos, tecendo-as a fim de desenhar programas para escolas e corporações, como também para sessões individuais, guiando centenas de pessoas de várias partes do mundo a encontrarem a sua voz autentica tanto na fala como no canto. Mais informações: Katia Leonardo

Título do Workshop: The Storyteller’s Voice – Strategies for comfort and health

Jenny Reid e Rosie Dymond são ambas formadas em ludoterapia não-diretiva pela Universidade de York, Reino Unido. Têm vários anos de experiência em dar apoio às crianças e jovens através de instituições locais de caridade, incluindo serviços contra o abuso doméstico, centro de apoio às pessoas que sofrem de cancro e no centro de Crise de Violações. São co-proprietárias da Apple Tree Centre, serviço de terapias para crianças e jovens em Sheffield, oferecendo Ludoterapia e aconselhamento criativo para crianças e jovens até 24 anos, como também Terapia de grupos para Relações entre Crianças e Pais, para pais e educadores. Mais informações: The Apple Tree Centre

Título de Apresentação & Workshop: Finding the Story: Modern myths in creative talk-based therapy with adolescents

Nesrin Duman é psicóloga, professora univeristária, estudante de Doutoramento no Instituto de Medicina Legal da Universidade de Istambul, Turquia. Nesrin começou a sua carreira profissional como psicóloga no Centro de Educação e Aconselhamento Psicológico na Turquia. Depois trabalhou para o Ministério da Justiça no Serviço de Prisão Infantil e Juvenil e de Liberdade Condicional. Desde 2014 tem colaborado com a Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais na Universidade Maltepe em Istambul.

Título da Apresentação: Investigating mental state terms in western and eastern fairy-tales

Jill McWilliam é formada em trabalho de Consultoria no âmbito de Escolas de Inclusão e Sucesso de Minorias Étnicas em contextos multi-culturais. Aí desenvolveu a área do interesse particular nas formações de multi-agências nos âmbitos da avaliação nas sobreposições de EAL e nas necessidades adicionais de aprendizagem e no impacto dos fatores sociais emocionais no aumento do sucesso de crianças e jovens. Como Psicoterapeuta Educacional qualificada Jill viu o valor de utilização de metáforas em arte e histórias para ajudar crianças em redescobrir a resiliência e i potencial de aprendizagem. Entre 2004 e 2011 coordenou um projeto inovador de sucesso trabalhando com equipas de multi-agências e funcionários das escolas a desenvolver um conjunto de materiais com uma avaliação integral, formação e supervisão para criar espaços seguros para a implementação do modelo de Grupos de Contos Terapêuticos de Gill Morton nas escolas. Crianças e Educadores utilizavam contos para aumentar a motivação, confiança e desempenho na aprendizagem dentro da sala de aula e tornarem-se mais resilientes na vida social e como aprendizes. Jill continua atualmente o seu próprio trabalho através das metáforas tendo completado um projeto de sucesso de três anos de caridade de Psicoterapia Educacional baseado em Londres.

Gill Morton é uma Psicoterapeuta Educacional especializada em Grupos de Contos Terapêuticos nas escolas e na organização de formações e supervisão de outros neste ramo. Tem passado por várias aéreas de trabalho, tais como: professora itinerante do Serviço Psicológico Escolar da Autoridade Interna de Londres; Terapeuta Educacional no Serviço Consultório da Criança e Família; professora de grupos de turmas pequenas em Tavistoc Unit Day; membro da equipa de apoio às famílias na Unidade de Educação do Serviço Familiar de Marlborough. Enquanto explorava as várias necessidades de trabalho nas diversificadas áreas e contextos, ficou cada vez mais interessada em como as crianças aproveitam os grupos de contos terapêuticos, sobretudo no contexto escolar. Lecciona na Fundação Caspari onde se inclui o Mestrado em Artes de formação em Psicoterapia Educacional onde é responsável pela supervisão de estagiários em cursos de Mestrado de Terapia Educacional na Universidade de Trondheim, Noruega.

Título da Apresentação e do Workshop: An Educational Psychotherapist’s perspective:  indirect communication and the use of metaphor in reaching  highly defended, damaged children

Emma Rasalingam desenvolve programas de dramaterapia que dão a crianças vulneráveis o espaço para processar problemas, para serem vistos, para atingir metas de literacia e para crescer para o trabalho harmonioso dentro do grupo. Antes de se formar em Arte-psicoterapia Integrada e antes de se especializar em terapia do método Sesame através do Drama e do Movimento, foi educadora do ensino primário durante muitos anos. Com o seu conhecimento e experiências em educação primária e em terapia tem desenvolvido a sua empresa de dramaterapia Storyworks que se foca na angariação de fundos para a colocação destes projetos e terapeutas em tantas escolas quanto possível, no Reino Unido. Mais informações: Emma Dramatherapy

Título da Apresentação e Workshop Interativo: Using stories to heal ourselves

Sherryl Clark publicou mais de 65 livros para crianças e jovens na Austrália e em vários países do mundo. Escreve para todas as idades, desde livros ilustrados até romances para jovens. Os seus livros têm recebido vários prémios e encontram-se em várias listas de leitura notáveis. Atualmente está a tirar o Doutoramento na Universidade Victoria em Melbourne na Austrália, no âmbito da escrita de novos contos para crianças de hoje. Como exegese, está a escrever seis novos contos e um romance de classe média. Há mais de 30 anos que tem ensinado a escrita criativa a pessoas de todas as idades. Mais informações: Sherryl Clark

Título da Apresentação e Componente Criativa: New fairy-tales from Old

Alexandra Fidyk é poetisa, pedagoga e psicoterapeuta, exercendo cargo de Professora associada no Departamento de Educação Secundária na Universidade de Edmonton, AB, Canadá. Ensina estudos curriculares, formação de professores, pesquisa avançada e estudos pós-junguianos. O seu trabalho baseia-se profundamente nas suas raízes da pradaria e nos campos da filosofia de processo, no pensamento Budista, estudos hermenêuticos e transgeracionais. Tem uma prática privada em Edmonton e colabora e ensina no Centro Português de Estudos Junguianos em Lisboa.

Título do Workshop: The Inner Drama of Wasalisa the Beautiful: A Depth Psychological reading of a fairy-tale

Beatrice Bowles tem Mestrado em Belas Artes, é contadora de histórias tendo como primeiro mentor o mitologista Joseph Campbell. Beatrice tem investigado, recontado e gravado cinco CDs/audiolivros de contos maravilhas do mundo com composições musicais originais. Conta histórias pelo país inteiro (Estados Unidos) nas escolas, museus e jardins botânicos e na rádio. O seu CD/audiolivro ‘Cloudspinner and the Hungry Serpent’ 2014 ganhou um prémio mundial de Storytelling em 2015. Beatrice é membro votante da Grammy Recording Academy. Mais informações: Beatrice Bowles

Título da Apresentação & Workshop: Green Wisdom: Stories of Spiders, Secrets of Survival

Boaz Zur tem Mestrado em Terapia pelas Artes Expressivas pela European Graduate School e pela Universidade de Lesley. Oferece sessões em grupo e individuais de terapia e desenvolvimento profissional, usando uma abordagem intermodal. Possui Bacharelato em Educação Especial. É um professor qualificado em Educação Especial com muitos anos de experiência. Boaz é escritor e contador de histórias, organiza eventos de storytelling na Irlanda e no estrangeiro. Integra a arte de stroytelling no seu trabalho como terapeuta em artes expressivas. Atualmente está a completar o Doutoramento em Terapia pelas Artes Expressivas e é membro da Associação Irlandesa de Terapeutas em Artes Criativas. Mais informações: Expressive Arts Ireland

Vered Zur é qualificada em Coaching em Artes Expressivas, Consultoria e Educação. Oferece, ensina e gere workshops de desenvolvimento profissional e pessoal para grupos e individuos. Possui Bacharelato em Educação e Literatura. Vered é uma artista que trabalha com artes, natureza e comunidade. Dedica-se à construção da sociedade pelo espelhamento, construção de forças, partilha das experiências criativas, incluindo a diferença. Atualmente Vered está a completar o Doutoramento, trabalhando com Eco Psicologia/ Eco Terapia – usando Artes Expressivas e Eco Terapia para aprofundar o empenho da sociedade com o mundo da natureza. É membro da Associação Internacional de Terapia pelas Artes Expressivas e do Conselho Executivo da Associação Irlandesa de Terapeutas em Artes Criativas: Expressive Arts Ireland

Título do Workshop: Storytelling in Nature with Expressive Arts Therapy


PROGRAMA com descrição de apresentações e workshops

As apresentações serão disponíveis brevemente.


Durante a nossa sessão com os oradores uma das participantes surpreendeu-nos escrevendo um pequeno conto sobra o nosso Seminário.

Sharing without Egos

Once upon a time, there was a special place known as the Moon Mountain. This was a special and magical place that had the enchantment to call the inspired souls.

So one day, the moon mountain called a special woman named Adriana and gave her the message that she should get together special inspired souls to create a divine mission…Bring together in a new way, what had been lost and considered old. The mission was to open the big treasures of myths, stories, and tales from all over the world and spread them to the non-inspired souls.

Ando so the mission began… In the first year, these new souls were arriving at the Moon Mountain and Adriana herself couldn´t explain to the others what this message was… She just felt it!
On the second year, the inspired souls were getting familiar with each other as new souls were arriving.

And now, they’re getting together for the third year and it seems that just like in fairy tales, a kingdom of newly inspired souls whose mission is to bring back magic, is about to be formed…

I wonder how their quest will be?…’

Nádia, Portugal


Mais uma vez obrigada pela fantástica conferência. Encontrei muitas pessoas interessantes e todos forma muito amigáveis e com vontade de partilhar. Voltarei com muito apontamentos, ideias e informações. Adorei o meu quarto no hotel e a vista do castelo e do vale – incrível.’    

Sherryl, Austrália

 

‘Foi uma experiência única, inspiradora, gratificante e profundamente mágica fazer parte do conto de Sintra, escrito por ti e contado por todos!!! Embarcámos numa viagem fértil em descobertas interiores e relacionais, da qual levo inúmeros ganhos pessoais e profissionais.’ 

Dora, Portugal

 

‘Adorei a conferência. Obrigada por esta oportunidade. Sintra e o sue ambiente são de fato maravilhosos.’

Edit, Hungria

 

‘Muito grata por tudo e pelos dias maravilhosos que passamos em Sintra conhecendo novas histórias, novas ideias, novas abordagens, novas gentes…’

Patrícia, Portugal

 

‘Mais uma vez, muitos parabéns pela forma como o seminário foi conduzido e organizado. Tudo muito bem pensado. :-)) Muito bonito e muito boa energia! .’

Catarina, Portugal


Galeria de fotos: