Andersen em Sintra

Andersen em Sintra

„Diz-se que todo o estrangeiro poderá encontrar em Cintra um pedaço da sua pátria. Eu descobri aí a Dinamarca mas julguei reencontrar muitos pedaços queridos de outras belas terras.”

Hans Christian Andersen


Em março de 2017 o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen ‘regressou’ à lindíssima vila de Sintra, pela qual ficou apaixonado durante a sua viagem pela Península Ibérica em 1866.

A sua reputação, as suas viagens e obras que delas resultaram, foram honradas e homenageadas pelas apresentações e debates durante a Conferência Internacional sobre Hans Christian Andersen e as suas viagens como género do diário de viagem romântico que incluiu igualmente Turismo Literário e o Roteiro do famoso escritor numa perspetiva mais teórica.

A ideia desta conferência nasceu em 2015, quando a Diretora da Moonluza, Adriana Jurczyk Duarte conheceu a delegação do Centro de Hans Christian Andersen da Dinamarca num Seminário em Portugal e decidiram trazer a memória do escritor Dinamarquês e das suas obras para este lindo país da Europa do Sul. A conferência juntou académicos e andersenistas de todo o mundo para um encontro de três dias repleto de fantásticas apresentações e momentos únicos, a descobrir no roteiro de Hans Christian Andersen em Portugal e outros recantos da Europa, bem como a reflectir sobre as suas obras destas viagens e o ato de seguir os roteiros como turista literário. Um dos dias foi inteiramente dedicado à sua visita a Portugal em 1866.

Ler MAIS

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *